domingo, 1 de junho de 2008

Mude a cor de um objeto

Recurso do Photoshop permite alterar rapidamente o tom de elementos isolados em uma imagem

Às vezes algumas atividades que pensamos ser complicadas podem ser muito mais simples do que imaginamos. Quando se deparam com a necessidade de trocar a cor de um objeto em uma foto, alguns usuários podem elaborar caminhos complicados, que não são o ideal para esse tipo de ação, como utilizar a varinha mágica ou outro tipo de recurso. No entanto, o Photoshop é um aplicativo de edição completo e disponibiliza uma função especifica para isso: Replace Color.

O funcionamento da ferramenta é bastante simples, mas requer certo cuidado. Ao abrir a caixa de diálogo Replace Color, o usuário precisa selecionar uma cor principal para iniciar o trabalho e selecionar os diversos tons dessa mesma cor presentes no objeto para poder alterar tudo uniformemente, mantendo as características no objeto como sombras, luzes diretas etc.

Depois disso, pode-se passar à etapa de seleção de cores, que deverá ser feita manualmente, editando brilho (Lightnees), saturação (Saturation) e tonalidade (Hue). É possível também, utilizar a ferramenta de seleção de cores que o programa oferece a até mesmo inserir os valores da cor nos formatos RGB, CYMK, entre outros.

Nesse tutorial, utilizaremos um cacho de bananas como exemplo. De madura o cacho de bananas ficará verde em poucos cliques. Você pode fazer isso com os ambientes da sua casa para testar a mudança de cores nas paredes, pode ver como ficaria seu carro pintado com outra cor e até mesmo ressaltar detalhes em fotografias tiradas por você para distribuir pela internet ou impressas.

No mercado profissional de edição de imagens, ter o domínio do recurso é fundamental, já que ele é amplamente utilizado. Mas se a intenção do usuário não for exatamente a de trabalhar com isso, ao menos poderá se divertir muito com as diversas fotografias digitais que provavelmente mantêm em seu computador ou em seus álbuns digitais na internet. O Photoshop CS2 é o programa que estou usando.

1- Abra sua imagem no Photosop. No comando File> Open. Na caixa de dialogo localize a foto em seu computador.



2- Escolha uma boa imagem. A foto deve conter um objeto com uma cor que você gostaria de alterar. Faça as edições iniciais antes, como corte, enquadramentos etc.



3- Para poder comparar o resultado com a imagem original, crie uma Layer com uma cópia da imagem. É assim que você faz: na paleta Layer, arraste o ícone do “Background” para o ícone de folhinha de papel no pé da paleta. Aparece uma Layer chamada “Background copy”. Agora você tem a imagem original e uma cópia idêntica no mesmo documento, uma em cima da outra.



4- Vá ao menu Image, escolha Adjustments e, depois, selecione Replace Color. Uma caixa de diálogo será aberta para que você inicie o trabalho de substituição de cor.




5- A ferramenta oferece conta-gotas para você selecionar as cores que serão substituídas. Comece clicando sobre a imagem no tom predominante do objeto que terá a cor alterada.



6- O conta-gotas selecionou aquele tom, mas você pode observar no quadro com a imagem que não foi suficiente. Clique no conta-gotas com o sinal + e vá selecionando os outros tons.



7- Já houve melhora na seleção, mas faltam algumas partes. Procure pelos diversos tons nas partes mais finas do objeto ate chegar ao resultado ideal.



8- Chegou o momento de ajustar os controles de substituição Heu, Saturation e Lightness. Vá alterando ate chegar à cor desejada. Tome cuidado para manter a aparência natural. Mas não deixe de mexer nos controles para aprimorar o resultado. Bom trabalho!



9- Para comparar a imagem alterada com a original, clique no ícone do olho que fica ao lado do ícone da Layer na paleta Layer. O olho serve para ocultar ou exibir a Layer.

3 comentários:

Ana Paula Gonçalves disse...

Parabéns Marcelo!

Eu vou ser com certeza uma leitora recorrente!

Ah, faz um post de forma que tu acha mais prática para fazer assinatura de fotos em estilo marca d'agua

e add teu blog nos links do meu, passa lá pra dar uma olhada

fotografefloripa.blogspot.com

beijos

Isabela Ghisoni Del Rio disse...

Oláaaaaaa!!!

Ta muito bom esse Blog mesmo, Parabéns é isso ai...
Beijo

Ana Paula Gonçalves disse...

Marcelo, obrigada pelo comentário, mas aquele blog eu escrevi só no começo do ano, meu blog mesmo, o que estou atualizando sempre é o www.fotografefloripa.blogspot.com pode visitar de novo, se tiver um tempinho =)