domingo, 8 de junho de 2008

MARCA D’ÁGUA

Uma marca d’água é um sinal portador de informação acrescentada ao dado digital que pode ser extraída mais tarde para fazer alguma asserção sobre o dado. As marcas d’água digitais são normalmente classificadas em robustas e frágeis. As marcas robustas são projetadas para resistirem a maioria dos procedimentos de manipulação de imagens e normalmente são usadas para atestar a propriedade da imagem. As marcas frágeis são facilmente corrompidas por qualquer processamento na imagem. Porém, as marcas para checar integridade da imagem devem ser frágeis, para que qualquer alteração seja detectada. Fonte: http://www.lps.usp.br/~hae/rita.pdf

Conforme solicitação da leitora Ana Paula. Hoje irei mostrar como inserir marca d’água em fotos ou em qualquer trabalho feito no Photoshop.

A marca d’água, que iremos fazer é de texto,simples e rápida, mais deixará seus trabalhos com sua assinatura. Sempre lembrando que estou usando o Photoshop CS2.

1- Abra sua imagem no Photosop. No comando File> Open. Na caixa de dialogo localize a foto em seu computador.



2- Escolha a foto que você quer inserir a marca d’água. Faça as edições iniciais antes, como corte, enquadramentos etc.



3- Vá à ferramenta de texto, Horizontal Type Tool, observe que na parte superior da interface do Photoshop, você poderá escolher a fonte, estilo, tamanho, alinhamento, etc.



4- . Em seguida clique na foto para inserir sua marca d’água, no meu caso o endereço do meu blog.



5- Observe que na paleta Layer, apareceu a Layer do texto, dê um duplo clique do lado direito da Layer do texto. Aparecerá uma janela chamada Layer Style, clique em Bevel and Emboss. Em Size, vamos aumentar o tamanho deixando com 5 px, e em Depth 590%, clique em OK.



6- Agora vamos deixá-la transparente, vá à paleta Layer, em fill vamos arrastar para zero, se você ainda achar que a marca d’água está muito evidente, vá à janela Opacity, e diminua até ficar como você achar melhor.



7- Com a ferramenta Move Tool, clique sobre o texto e você poderá mover a marca d’água para onde quiser na foto, posicione a marca onde achar ideal.



8- Finalmente vá à paleta Layer, na parte superior à direita clique na setinha preta, e selecione Flatten Image. Agora é só salvar sua foto.



9- Pronto sua foto está com sua marca d’água.

Um comentário:

Ana Paula Gonçalves disse...

Obrigada Marcelo, muito útil, bem explicadinho e tranquilo de fazer

=)

qq coisa peço mais alguma dica