quinta-feira, 27 de março de 2008

Aquecimento Global Conciêcia Jovens!

Um bloco de gelo de pouco mais de 400 km2 começou a se desprender da plataforma de Wilkins, na Península Antártida, e a derreter no mar, no que os cientistas dizem ser mais uma evidência do aquecimento global. A área é equivalente a quase um quarto da cidade de São Paulo (1.523 km2, segundo o IBGE).
Plataformas são extensões flutuantes do lençol de gelo (com até 4 km de espessura) que cobre a base rochosa da Antártida, segundo o site da British Antarctic Survey (BAS), que monitora a região. Wilkins, que cobria inicialmente uma área de 16 mil km2 (segundo o site da BAS), permaneceu estável pela maior parte do século 20, mas começou a se retrair na década de 90. Houve um desprendimento de blocos de um total de 1.000 km2 em 1998, ao longo de alguns meses. Outras plataformas na mesma área do continente já se perderam nos últimos 30 anos disse a BAS.
David Vaughan, da BAS, comentou: "Eu não esperava ver as coisas acontecerem tão depressa assim. A plataforma está presa por um fio, nós vamos ver nos próximos dias ou semanas que destino terá." A desintegração foi sinalizada com a formação de um iceberg de 41 km por 2,5 km verificada em 28 de fevereiro. Boa parte da plataforma Wilkins agora está sendo protegida apenas por uma faixa de gelo entre duas ilhas. Seu derretimento poderia afetar o nível dos oceanos.

Um comentário:

Carlos Castilho disse...

Marcelo,
Teu texto está correto mas um pouco adulto demais para um publico mais jovem. No teu caso é apenas uma questão de trocar palavras por outras mais usadas pelos jovens. Por exemplo, evidência por prova. Há varios destes casos que você lendo com a atenção vai identificar facilmente.
Abraço
Castilho